Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Devem os artistas assinar as suas obras fotográficas ?

Para tentarmos responder a esta questão basta fazer uma rápida pesquisa pela internet para nos apercebermos que as opiniões são diversas sobre este assunto com adeptos nos dois campos.

Não identificar de nenhuma forma as imagens é uma solução. Talvez não a melhor. Pelo menos, um registo escrito a lápis por detrás possa ser uma solução por exemplo.
Eu uso - por enquanto - uma simples nota impressa no reverso com referência aos direitos de autor, o meu nome e contactos.

Uma das alternativas às variadas soluções de autentificação e identificação de uma obra é a da EPSON que mostra artistas a assinar as imagens dedicando ao assunto um video que inseri aqui para visualização.
Qualquer pessoa pode ser um artista Digigraphie sendo esta uma outra forma de identificação e autenticidade de uma obra com a imposição de uma marca de água na imagem.


Art Wolf é um exemplo disso. Usa a assinatura como se fosse um carimbo, uma marca.
Lois Greenfield também. Tantos...
-
Outras marcas propõem alternativas. Mas isso fica para amanhã.
-
Falar de fotografia teria invariavelmente que me fazer cair na referência a marcas de uma forma ou de outra. Assim, mencionarei as mesmas sempre que considerar de interesse para o meu blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário