Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Foto de família

Neste Natal aproveite estar com a família junta e faça uma fotos de conjunto. Para o próximo faça o mesmo e vai ver que é muito interessante ver as crianças mais crescidas ou menos interessante ver-se mais velho mas sempre rodeado (ou não) daqueles que lhe estão próximos.

Faça assim: se tem uma máquina simples e pouco ou nenhum equipamento limite-se a colocar a máquina em cima de um móvel no automático com o temporizador ligado e reze pelo melhor.
Este método usado desde tempos imemoriais nem sempre resulta bem. É um bocado aleatório como a lotaria.
Antes pelo contrário pois se não se esforçar só o acaso o pode ajudar na obtenção de uma boa foto.
O melhor mesmo é testar hoje porque amanha está aí o pessoal todo e a foto não pode falhar.

Se tem uma máquina melhorzinha então tem mais responsabilidades mas o trabalho básico está definido: máquina no tripé ou em cima do móvel (cuidado com a bandoleira não fique pendurada e cause um acidente em que a máquina vá parar ao chão), modo Manual de preferência, focagem acertada, temporizador ligado e bumba lá vai disto.

Se tiver um flash, aí é bem melhor pois pode fazer uns testes para captar com mais requinte o ambiente agradável da família.
Uma flashada para o tecto resulta muito bem na generalidade dos casos.

Ultimas e rápidas sugestões: sente uns no sofá, outros no chão, outros em pé mas apanhe todos. Tente ficar com campo visual maior do que o aparentemente necessário.

Mantenha a máquina na mesma posição - rigorosamente se faz favor - e faça 5 ou 6 disparos (sempre com o temporizador para poder ficar no retrato) para mais tarde poder manipular a foto e conseguir uma imagem final em que todos estejam bem, sorridentes.

Não se esqueça de fotografar a comida. Com esta crise nunca se sabe o que terá para o ano que vem.


1 comentário: