Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Consulta informal

Agora passei a consultor... como se para isso tivesse categoria.
Mas enfim, ajudo como posso e sei.
Uma pessoa que conheci pela web enviou-me um mail com o teor seguinte:

"Bom dia...
Não me mande ler o dito cujo... manual... !!!!!!
Umas dica para tirar rendimento da máquina...
O meu colega só fotografa em RAW , com os brancos automáticos e manual .
Ocupa muito espaço no cartão só tenho 1 Gb ..... mas as fotos ficam boas ...
Para interior ( fotografar a minha maquete de comboios ) o que aconselha ????
Para exterior , manual .... automático .... P ?????
Diga-me alguma coisa !!!!!!!!!!
Na outra tinha a posição de Desporto e Paisagens e não me dava mal com ela ....e também tirava em Manual , mas se vinha uma nuvem ... lá íam as compensações .....!!!!!
...
Obrigado pela atenção dispensada e .... Até já ..."

Anteriormente tinha-lhe mandado ler o FDPDM (Filho Da Puta Do Manual) ou seja o FM (Fucking Manual) para saber mais da máquina que comprou em segunda mão, uma belíssima Canon 5D (Manual pdf da Canon 5D). Parece que ler manuais não é do agrado de ninguém. É uma grande chatice. Montes de páginas com texto seco onde às vezes nem os termos se sabe o que significam. Acontece a todos.
-
Tirar melhor rendimento da máquina
Pois é claro. Fotografar só em RAW é como se deve fazer. Fotografar neste formato é garantir o máximo de qualidade nas fotos. Enquanto o formato JPG faz compressões o outro é o negativo, aquele que não é passível de ser destruído por sobreposição. (RAW é da Canon, NEF da Nikon, etc.)
É também aquele em que é possível fazer acertos no balanço de brancos e este é um aspecto importante quando fôr fotografar as suas maquetes de comboios.
No entanto, deverá ter em atenção que não convirá - por questões de simplicidade - misturar luz com balanços de branco diferentes.
Veja se as suas luzes disponíveis - que eu não sei quais são - emitem luz com a mesma cor antes de iniciar o trabalho das maquetes.

Cartão de 1GB ? Compre já um de 16 ou 32 GB que seja rápido. Eu uso um Sandisk Extreme III na Canon 5D que era na altura o melhor para esta máquina. Não compre mais rápido porque a máquina não tira proveito disso.
Terá de procurar na web qual o cartão que o fabricante ainda vende e que melhor se adapta à 5D. Não compre cartões em segunda mão e formate-os sempre antes de os usar.

Fotografe em programa (P) ou com prioridade à abertura (Av) tendo em atenção que em qualquer dos casos pode estar a fotografar com velocidades demasiado baixas o que pode fazer tremer a foto. Opte pelo manual (M) se se sentir mais confortável.

O seu computador não aguenta ficheiros tão grandes ? Oh diabo !... Compre um Mac.
-


Sem comentários:

Enviar um comentário