Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Não ao focar e enquadrar III


A experiência anterior mostrada na parte II não parecia muito conclusiva mas se a teoria o justifica plausivamente é porque a prática ou estava mal feita ou o desvio era tão pequeno que se tornava irrelevante e portanto eventualmente desprezível à vista desarmada.
Julgo que é isso mesmo que pode acontecer. Mas cuidado com esta conclusão da qual tenho agora mais a certeza: é que o erro pode ser pequeno mas também pode ser grande e resultar em resultados menos bons ou indesejáveis. Afinal depende um pouco da nossa exigência.

Então que fiz eu para demonstrar o falhanço da técnica "Focar e re-enquadrar" ?
Fotografei com o mesmo equipamento usado anteriormente - Canon 5D, Canon 24-70 f/2.8 - um objecto mas em modo macro ou tão próximo quanto a objectiva o permitia, pois ela não foi para isso desenhada.

O resultado é um plano focado muito evidente e que resolvi marcar com linhas brancas, afinal o plano que Michael Hobner marcou a verde e a azul quando deslocado. Aqui percebe-se claramente a sua deslocação.

© Antonio Correia
© Antonio Correia

Julgo que os resultados com outro equipamento fotográfico, diafragma etc. terá a ver com a exigência de qualidade do resultado obtido como referi anteriormente.

Há uma quantidade de variáveis em jogo mas a conclusão é evidente.

Focar e re-enquadrar não é a melhor forma de se conseguirem fotografias bem focadas onde - em princípio - se pretende.

No meu ponto de vista, aconselhar ou proceder dessa forma é um mau trabalho a não ser por ignorancia.

© Antonio Correia
Como nota extra devo ainda referir que o progressivo aumento de pontos de focagem nas máquinas - até pela própria evolução tecnólogica constante e por razões de maketing - é prova de que se deve escolher o ponto de focagem no local desejado através da colocação desse ponto no sítio correcto.

A máquina que usei foi uma Canon 5D mas o que se passa em relação aos pontos de focagem de uma Canon 5D MkIII é bem sinal que mais pontos permitem melhor focagem. Alguém duvida ?

@ dpreview

Sem comentários:

Enviar um comentário