Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cidadãos II

(ver todos os post Cidadãos Notáveis e galeria)

PREAMBULO
Apesar de todos os esforços desenvolvidos pela ARTISET e sempre com a colaboração desta associação cujos dirigentes são impecáveis e de quem sou amigo, resolvi arrancar sózinho ou com quem a mim se quiser juntar, com o projecto que redigi anteriormente mas aqui definitivamente re-equacionado.
De facto, já posso contar com algumas pessoas que convidei e que aceitaram ser fotografadas, esperando atingir uma vintena no final do ano, o que me deve dar oportunidade de não só publicar um pequeno livro on line mas também mostrar alguma coisa de concreto num espaço desta ou/e de outra cidade ou até quem sabe noutro(s) continente(s).

PROJECTO FOTOGRÁFICO
A existência humana deixa no planeta vestígios, traços incontornáveis e irreversíveis que se perpetuam pelos tempos. O Homem sempre desempenhou um papel fundamental nos modelos de desenvolvimento e na evolução do Mundo e das sociedade onde se integra e às quais pertence.
Desde tempos longínquos que deixou a sua marca artística sobre suportes, nem sempre de grande longevidade e que se constituem hoje como herança da Humanidade. Os intervenientes ao longo da História viram a sua memória preservada pela representação artística e assim garantida a sua existência virtual para longos tempos.
Assim, das primeiras representações iconográficas passou-se hoje para as virtuais, fantasiosas, fictícias até da realidade envolvente e dos seres humanos que habitam o planeta ou para lá dele numa visão cósmica da existência humana.

CIDADÃOS NOTÁVEIS
Com base nesta ideia, pareceu interessante definir um trabalho fotográfico com o objectivo de construir uma colecção de retratos de figuras marcantes, naturais ou não da cidade/concelho mas a ela ligados e que tenham desempenhado, desempenhem ou se perspectivem como vindo a poder desempenhar papéis de relevo nas comunidades local, nacional ou/e internacional em qualquer área de actividade pretendendo o trabalho vir a assumir-se como um legado patrimonial.


CONVITE
Se o leitor conhece alguém que possa integrar este projecto ou com capacidade para desenvolver um trabalho fotográfico deste tipo com base nas linhas gerais aqui definidas, faça o favor de me contactar para podermos vir a apresentar à sociedade um corpo de trabalho abrangente e alargado de nível internacional. No entanto, a qualidade estética das imagens é um requisito essencial à prossecução dos objectivos deste projecto, sendo de aceitar variadas perspectivas estéticas.

Galeria dos participantes no projecto Cidadãos Notáveis aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário