Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Consulta informal II

Desta vez foi-me perguntado como limpar o sensor da máquina.
Responderei como eu faço, sei e que posso recomendar embora possa não ser a melhor solução.
Para limpar o sensor da máquina há sempre a possibilidade de a mandar a uma loja de confiança e solicitar a tarefa. Sei por exemplo que a um cliente habitual de uma grande loja em Lisboa, lhe foram cobrados 30 € o que parece ser um excelente preço.

Eu próprio tive de recorrer a este tipo de serviço para limpeza do sensor da G9 e paguei 60 € pelo trabalho. É verdade que uma tarfea não se pode comparar com a outra. A G9 tem de ser aberta - entenda-se desmanchada parcialmente - enquanto na 5D ou noutra do mesmo género basta levantar o sensor e limpar.

Esta limpeza é normalmente feita com uma pequena bomba de ar e depois com uma pequena espátula almofadada e embebida em líquido de limpeza e que se arrasta suavemente sobre o sensor. Repete-se depois a operação com a espátula seca. Este líquido e as espátulas são concebidas para o efeito bem como o líquido que embebe o tecido das pontas.
Já fiz isto por diversas vezes. Não é difícil mas tem de ser feito com atenção, suavidade e calma.

As manchas que a fotografia mostra são facilmente removíveis com software adequado e na minha modesta opinião, eu deixava-as lá estar até a coisa se agravar e então sim, limpava. Assim, evitam-se limpezas repetidas e não se correm riscos repetidamente.

Acrescento que estas pequenas partículas de pó que entram na máquina e que se vão colar ao sensor resultam frequentemente das "bombagens" resultantes do uso da zoom e da mudança de objectiva quando se expõe o corpo da máquina ao ambiente.
Tratei a fotografia e enquadrei. Por acaso fi-lo de tal forma que nem apanhei as sujidades...



2 comentários:

  1. Obrigado pela explicação mas parece que com a bomba e um pincel fino de leve ... removi a sujidade .Tirei uma foto a um parede branca e não apareceu a mancha maior .Vamos a ver em novas fotos
    Também já tinha retirado a mancha com o Prencher ( português )no Photoshop .
    Até breve e só não sei colocar as molduras nas fotos!!!!!!!
    Obrigado e continue ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado que os pincéis podem deixar pelos lá dentro...
      Ah as molduras, pois. Outro dia.

      Eliminar