Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reuniões mensais sobre fotografia

Estas reuniões são realizadas no espaço das Artes na Casa da Cultura em Setúbal todas as primeiras terças-feiras do mês. A Camara Municipal de Setúbal tem dinamizado este espaço cultural com a ajuda de entidades como a ARTISET da qual sou sócio activo.

A temperatura não ajuda mas parece que com a vinda de melhores tempos - entenda-se tempos como tempos metereológicos - mais pessoas virão aos encontros. Veremos.

Estive hoje a fazer um blog que vou lançar no dia 5 de Março de 2013 - data da próxima reunião - de forma a motivar a comunidade de interessados que aparece regularmente às reuniões e onde se tem conseguido estabelecer um dialogo interessante através da apreciação das fotografias uns dos outros e comentando aspectos técnicos.

Com o novo blog - Desafios mensais - aparecem um ou dois desafios fotográficos a realizar até ao próximo encontro ou seja, até ao mês seguinte. Não seria conveniente revelar aqui o que é pois pretendo manter a surpresa mas o texto denuncia. Não faz mal ...
Para motivar a participação de todos fiz esta foto.
Infelizmente o Desafios mensais é só acessível aos participantes nas reuniões.





quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Recebi hoje, 21 Fev 2013

Recebi hoje a LensWork número 104. Belíssimos trabalhos como é hábito...



Conversa com João Francisco Vilhena

Venha participar com este autor na conversa sobre fotografia na sequência da exposição que ele tem patente no rés-do-chão da Casa da Cultura em Setúbal.
Aproveite e visite a exposição no rés-do-chão, se já não o fez.

Sexta-feira que vem, dia 22 de Fevereiro de 2013 pelas 22 horas no primeiro andar. Cuidado com as escadas que são manhosas.

Passem por este blog para ler um pouco mais sobre os assunto.



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Retrato com charme


Há alguns dias que não coloco nada por aqui mas hoje mostro-vos uma imagem com alguns anos que tirei à minha mãe.

A sua imagem está-me ligada afectivamente e foi feita no quintal com a ajuda de dois flashes, um de cada lado.
De tão absorvido que estava no controle do conjunto nem reparei no título do artigo que ela tentava ler. Foi uma coincidência feliz mas o facto em si é qualquer coisa que devia ter sido propositado, pensado.



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ver Fotografia

Ver Fotografia - com F maiúsculo - é qualquer coisa que me dá prazer e de onde aprendo sempre alguma coisa.
É certo que o nosso olhar se treina e se educa. Fico fascinado pela qualidade das imagens feitas por Paula Bronstein e pelo trabalho de outros fotografos de reportagebygettyimages.



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Silvershotz - folios 2012

Terei quatro imagens minhas nesta publicação internacional que sairá para a rua dentro de alguns meses. Oportunamente, publicarei aqui as imagens escolhidas.

"The Silverstotz 2012 Folio annual journal is NOT a competition but a collection of folios featuring contemporary emerging photographic artists, carefully selected by a jury panel of industry experts..."




domingo, 3 de fevereiro de 2013

Exposição Presenças

Ainda e novamente a exposição Presenças que realizei recentemente.
Desde o início do tema/projecto que a minha intenção foi expôr as minhas imagens com uma obra do artista fotografado e com uma breve biografia por baixo.
Ao todo consegui oito voluntários para este tema o que se revelou adequado para a dimensão do Espaço das Artes, tivessem sido mais e talvez o conjunto ficasse um pouco apertado.
Embora seja o autor das fotografias, considero que a exposição correu bem e acabei por gostar do que consegui considerando no entanto que as imagens exposta foram pequenas em termos de dimensão. Usei um simples e pequeno A4 o que nesta sala - embora não grande - me pareceu pouco.
A próxima vez vou tentar o A3 que - tenho a certeza - resultará muito melhor com um impacto visual melhorado.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Exposição Presenças - 08

Depois de uma breve interrupção com o post Mulheres antevendo o mês de Março, retomo o tema da exposição Presenças com uma imagem da Isabel Chora.
A foto da Isabel foi captada no seu espaço de trabalho como aliás a esmagadora maioria das outras.
@ António Correia


Isabel Chora nasceu em Setúbal tendo feito diversas formações nas áreas da pintura, desenho e expressão plástica na ESE e na Sociedade Nacional de Belas-Artes além de workshops com Acácio Malhador, Eduardo Carqueijeiro, Nuno David, Helena Mendonça e outros.
Participou em várias exposições colectivas e individuais.
Contacto - bibibelinha105@gmail.com