Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Gráfica Santa Maria

Hoje de manhã pedi ao fundador da Gráfica Santa Maria se podia aparecer à tarde para lhe tirar umas fotografias que se enquadram dentro do meu tema Trabalho a que pretenciosamente vou designando por Work para satisfazer as minhas imodestas ambições internacionais.
Se por um lado é certo que se pode ou deve fotografar sózinho e com o mínimo de equipamento tendo em vista a maximização dos recursos e a qualidade da imagem final, também é verdade que hoje como aliás já anteriormente, senti a necessidade de ter alguém que me ajudasse na colocação e acertos dos flashes que utilizei para fazer esta e outras fotografias que não mostrarei por agora.
Às vezes o flash está apenas a 2 metros mas, ou porque "adormece" ou porque o angulo ou posição não é a melhor, dá jeito ter alguém que naquele momento faça o trabalho para não impôr ao modelo esperas prolongadas. Tenho pois de solicitar a um dos meus companheiros destas coisas o favor de me aturar na hora ou nas duas horas que gasto numa sessão destas.




quinta-feira, 14 de março de 2013

Apoio simples mas importante !

Na elaboração dos meus Folios sobre os quais já escrevi anteriormente, utilizo mais papel Ilford que Hanhnemuhle por razões económicas. O papel Ilford é também de grande qualidade e há que fazer opções nesta altura difícil da nossa sociedade.
Mas o papel Ilford vem em formato A4 ou em A3+ e os meus Folios são em A5 que não é mais afinal do que metade do A4.
Utilizei com sucesso o formato maior na minha exposição da Casa da Cultura, Retratos de Vidas.
Mas para os folios tenho que transformar os A4 em A5 coisa que se asseguraria muito aborrecida e imprecisa se feito com um bisturi e régua. Já várias vezes pedi à gráfica que me fizesse o favor de cortar o papel. Tenho sempre sido recebido muito bem e tenho sempre tido o papel muito bem cortado contribuindo isso para o sucesso das minhas imagens. Obrigado à Gráfica St.ª Maria !

www.antoniocorreia.com

segunda-feira, 11 de março de 2013

Exposição "Retratos de Vidas"


A inauguração da mostra das minhas imagens "Retratos de Vidas" decorreu em ambiente agradável com a presença dos meus amigos Acácio Cainete, Presidente da ARTISET, José Rasquinho, incansável colaborador daquela associação e Carlos Santos entre outros, além da imprescindível presença da minha mulher que se entreteve a tirar umas fotos do modesto evento.
De entre as que ela tirou pareceu-me interessante mostrar aqui uma imagem muito curiosa pela criatividade demonstrada. De facto, não é só fazer uns disparos aqui e acolá. Há que ter algum cuidado no enquadramento, nos angulos e nas novas perspectivas que se podem criar.
Ela aproveitou vantajosamente o efeito espelhado do vidro para mostrar uma nova perspectiva enquadrada pelo próprio vão existente. Criou assim um duplo enquadramento que fez realçar o assunto principal.
A exposição vai estar patente na Casa da Cultura até 3 de Abril de 2013.

Imagem de Luisa Correia

Mas ela não se ficou por aqui. Tirou outras fotos das quais vos mostro mais duas. Na primeira explico a um visitante as circunstancias da fotografia que se vê pendurada na parede enquanto na outra se vêem três importantes sócios em amena cavaqueira ...

Imagem de Luísa Correia
Imagem de Luísa Correia

quinta-feira, 7 de março de 2013

Preto e branco A3+

Hoje vou ter de mostrar em Inglês estes calculos que fiz porque vou usar a mesma imagem para colocar em forums de fotografia por onde ando e que usam aquela língua.
Não estive para ter o trabalho de fazer um ficheiro em Português e outro em Inglês já que se percebe minimamente o raciocínio que segui.
Imprimi 16 imagens a preto e branco em papel A3+ para a exposição Retratos de Vidas na minha impressora Epson R3000 e estava curioso em saber quanto tinha dispendido por cada folha em papel e tinta, pelo menos.
Aproveitando o facto de ir fazer este trabalho de forma continuada registei uma imagem com a posição existente de tinta antes e outra depois estabelecendo a comparação entre as quantidades.
Medir grosseiramente os espaços gastos, permitiu-me ficar com uma idéia do preço de cada impressão A3+ sem no entanto contabilizar nem o meu tempo, nem a impressora, nem o computador...
Daqui calculo aproximadamente o valor dos formatos mais pequenos. É pouco mas é qualquer coisa.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Retratos de vidas

"Retratos de Vidas" é a minha próxima exposição na Casa da Cultura em Setúbal por convite de Teófilo Duarte e nela estarão expostas 18 imagens captadas em diferentes partes do Mundo.
Decorrerá entre o dia 8 de Março de 2013 e 3 de Abril estando a inauguração prevista para as 22 horas para a qual tenho o prazer de vos convidar.

Não será às 22 horas mas sim às 21h30m. Estou a contar convosco.