Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cidadãos X - João Cabeçadas

Estou cada vez mais entusiasmado com o projecto. Vou contactando os cidadãos notáveis a bom ritmo, diria mesmo que até demasiado depressa o que me faz sorrir pela pressão que coloca.
Mas gosto disso. E gosto porque uns trazem outros e outros e outros. Afinal é uma honra eu ter uma galeria de imagens feitas por mim de pessoas deste nível ligadas à cidade de Setúbal.
Acho que vou chegar a ter uma galeria fantástica !
Falta-me ainda - tanta coisa - conseguir que alguém aí por esse Portugal ou por esse mundo fora abrace o projecto com o mesmo espírito e qualidade de imagens... ou melhor.
Hoje incluo na minha galeria uma outra pessoa de grande nível que talvez passe despercebida a muitos portugueses. O bem disposto e fantástico velejador oceanico João Cabeçadas de prestígio mundial que não hesitou um segundo em participar no meu projecto.
Estou vaidoso e contente ! Obrigado João !
@ António Correia

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cidadãos IX - Gonçalo Lourenço

O trabalho vai avançando lentamente e vou percebendo como de facto, há muitas e muitas pessoas que se enquadram nos critérios que defini.
Uma conversa de café enquanto se toma informalmente uma bica é suficiente para se estabelecer um contacto.
Hoje fotografei o Gonçalo Lourenço. Como já o tinha contactado há algum tempo já tinha o CV afinado. Fiz a fotografia de tarde, tratei-a e ei-la... !
@ António Correia

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cidadãos notáveis VIII

(ver todos os post Cidadãos Notáveis e definição do projecto)
Arranquei com a construção de um livro on line para o projecto "Cidadãos notáveis - 2013" onde constarão as fotos captadas durante o corrente ano. Será de dimensões modestas com 20/25 centímetros sendo a dimensão maior no sentido da largura. O preço deverá ser acessível...
Terá em cada folha uma única fotografia sem qualquer texto pois a própria imagem tem sempre lateralmente o CV do fotografado. Levará... o melhor mesmo é ir avançando com base nas idéias que tenho e anunciar os detalhes oportunamente. Será vendido "on line" e terá disponível uma versão e-book.
Mas vamos com calma que falta muito para a sua publicação. No entanto e dentro do mesmo espírito arrancarei também em breve com a construção de um outro livro com as imagens de "Muito cá de casa - 2013".
Há ainda muito trabalho pela frente.

Cidadãos VII

(ver todos os post Cidadãos Notáveis e definição do projecto)
E quem é que eu vou captar hoje ?
Nem mais nem menos que João Cabeçadas, velejador setubalense de reputação mundial.


domingo, 19 de maio de 2013

Muito cá de casa - 2013 - Pedro Almeida Vieira

No próximo dia 31 de Maio de 2013 Pedro Almeida Vieira estará em Setúbal para apresentar o seu mais recente livro - "Crime e Castigo, O Povo não é Sereno" apoiado no debate por Alice Brito com moderação de António Ganhão.
Como já é hábito nestes convites, integrará o projecto "Muito cá de casa - 2013" que estou a desenvolver com Teófilo Duarte.
@ Teófilo Duarte / DDLX

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cidadãos notáveis VI

(ver todos os post Cidadãos Notáveis e definição do projecto)
O projecto vai avançando lentamente. Hoje imprimi as imagens dos três cidadãos notáveis em folhas A5 e coloquei-as dentro do meu envelope especialmente concebido para o efeito e do qual ainda não escrevi uma linha.
Coloquei como é hábito uma folha de vegetal entre as imagens para as proteger melhor e imprimi na parte detrás o teor do projecto deixando espaço inferiormente para o texto em Inglês ainda não traduzido. Preocupei-me em acertar a dimensão da fonte nas duas faces da folha para maior uniformização e coerência.
Estou a gostar dos resultados do meu esforço...
@ António Correia

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cartões de visita

Resolvi há dias mandar fazer cartões de visita à semelhança dos que já gastei e feitos "on line" mas desta vez mandei fazer aqui mesmo em Setúbal, para ajudar o comércio local.
O preço até foi equivalente ao preço "on line" mas tive a vantagem de um atendimento personalizado, uma maqueta do produto final e muita simpatia. Foi melhor assim do que mandar o dinheiro para... não sei para onde !
Quem fez o trabalho foi a Gráfica St.ª Maria e mostro-vos como são os cartões. De um lado o meu nome e etc. e do outro duas imagens, uma da minha mãe e outra do minha avó, imagens estas que resultaram de fotografias que eu próprio tirei como não podia deixar de ser.

@ Antonio Correia

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cidadãos V

Pensei inicialmente afastar-me um pouco do habitual e escolher um subtil sépia mas hoje imprimi umas imagens com esta tonalidade e não gostei por além... Por esta razão decidi voltar ao tradicionalíssimo preto e branco. Não estranhem pois os mais atentos ver aqui uma imagem um pouco diferente da inicialmente proposta. Agora é preto e branco puro.
Mas introduzi uma outra alteração que me pareceu importante. Mudei a dimensão da fonte de forma que me seja possível quando houver mais ou menos texto, conseguir uma coerência de apresentação. Aparentemente nada de mais simples num programa de texto mas no programa que utilizo para tratamento de imagem a coisa não me parece assim tão linear ou talvez porque eu não sei fazer.
@ António Correia

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cidadãos IV

Pois é como disse antes: lentamente vou construindo o meu projecto.
Hoje - 13 de Maio de 2013 - tive oportunidade de conhecer mais uma pessoa que se mostrou interessada em participar no projecto Cidadãos Notáveis (cuja galeria está aqui) e que irei fotografar em breve num dos próximos dias.
Tenho uma ideia para a fotografia que quero fazer mas preciso de visitar o local mais apropriado, fazer umas fotos, ter uma ideia da hora do dia que melhor se adequa ao que pretendo, reconhecer o local e a luz que é afinal do que se trata e aí avançar.
Apercebo-me que é necessário insistir na necessidade de encontrar outros fotografos noutras cidade do Mundo para o estabelecimento de colaboração e parceria de forma a alargar o projecto o mais possível. Para isso conto consigo. Se puder dê uma ajuda e embarque neste projecto ambicioso ! Obrigado.

domingo, 12 de maio de 2013

Cidadãos III



Lentamente vou construindo o meu projecto.
Já passava da meia-noite quando estive numa conversa com António Manuel de Almeida Serra que estava do outro lado do Mundo, quase nos antípodas. Durante alguns minutos voltámos a falar sobre este projecto e ele completou o breve CV para se poder compôr o modelo definitivo de apresentação.
Tendo eu tudo preparado em termos de composição e com a fotografia feita há um mês, foi fácil compôr a imagem que vos mostro hoje.
Este é de facto, um dos níveis de cidadãos que pretendo ir "coleccionado" ao longo do tempo. É um trabalho sem fim à vista e durará até que...
Não se fique com a idéia que o projecto é só para gente mais velha seja lá o que se entender por isso. Englobarei com agrado neste trabalho todos os que "tenham desempenhado, desempenhem ou se perspectivem como vindo a poder desempenhar papéis de relevo nas comunidades local, nacional ou/e internacional em qualquer área de actividade" como aliás referi anteriormente.
-

Paralelamente à recolha de imagens que vou fazendo, "espalharei por toda a parte, se a tanto me ajudar o engenho e arte" esta iniciativa na tentativa de angariar participantes por todo o lado.

Muito cá de casa - 2013 - Helder Moura Pereira


Chega no dia 17 de Maio de 2013 a vez de Helder Castanho de Moura Pereira integrar o projecto "Muito cá de casa - 2013"...
Apareça para ouvir o autor sobre o trabalho publicado "Pela parte que me toca" com apresentação de Fernando Martinho e publicado pela Assírio e Alvim.
Como habitualmente o autor será fotografado no ambito do projecto "Muito cá de casa - 2013que Teófilo Duarte e eu implementamos.
Helder Pereira faz parte do meu projecto Cidadãos Notáveis.


Fotografias com história V

Só há bem pouco tempo soube que o meu avô do lado paterno tinha nascido hoje, dia 12 de Maio de ano de 1891. Eu sabia-o Setubalense. Comemoro aqui o facto sem deixar de me lembrar que ele faleceu em Agosto de 1951 quando eu ainda era um menino.
Tenho na minha posse além do bilhete de identidade original que mostro aqui um outro documento ao qual atribuo um grande valor, o cartão de sócio da Sociedade Protectora dos Animais. O meu avô tinha um carinho especial por animais, especialmente por gatos o que não era muito do agrado da minha avó.
Este assunto tem realmente pouco a ver com a fotografia... mas lá que é curioso é !

sábado, 11 de maio de 2013

Muito cá de casa - 2013 - Luís Cardoso


Luís Cardoso, Luísa Tiago de Oliveira e Maria Luísa Rodrigues animaram a anunciada sessão das conversas na  Casa da Cultura na noite do dia 10 de Maio de 2013.
Aquele fez uma exposição sobre o livro "O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação".
Dentro do ambito do projecto "Muito cá de casa - 2013" tive oportunidade de fotografar o escritor a quem agradeço a disponibilidade.


@ Antonio Correia

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fotografias com história IV

Num dia cheio de Sol algures num compartimento interior fracamente iluminado...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cidadãos II

(ver todos os post Cidadãos Notáveis e galeria)

PREAMBULO
Apesar de todos os esforços desenvolvidos pela ARTISET e sempre com a colaboração desta associação cujos dirigentes são impecáveis e de quem sou amigo, resolvi arrancar sózinho ou com quem a mim se quiser juntar, com o projecto que redigi anteriormente mas aqui definitivamente re-equacionado.
De facto, já posso contar com algumas pessoas que convidei e que aceitaram ser fotografadas, esperando atingir uma vintena no final do ano, o que me deve dar oportunidade de não só publicar um pequeno livro on line mas também mostrar alguma coisa de concreto num espaço desta ou/e de outra cidade ou até quem sabe noutro(s) continente(s).

PROJECTO FOTOGRÁFICO
A existência humana deixa no planeta vestígios, traços incontornáveis e irreversíveis que se perpetuam pelos tempos. O Homem sempre desempenhou um papel fundamental nos modelos de desenvolvimento e na evolução do Mundo e das sociedade onde se integra e às quais pertence.
Desde tempos longínquos que deixou a sua marca artística sobre suportes, nem sempre de grande longevidade e que se constituem hoje como herança da Humanidade. Os intervenientes ao longo da História viram a sua memória preservada pela representação artística e assim garantida a sua existência virtual para longos tempos.
Assim, das primeiras representações iconográficas passou-se hoje para as virtuais, fantasiosas, fictícias até da realidade envolvente e dos seres humanos que habitam o planeta ou para lá dele numa visão cósmica da existência humana.

CIDADÃOS NOTÁVEIS
Com base nesta ideia, pareceu interessante definir um trabalho fotográfico com o objectivo de construir uma colecção de retratos de figuras marcantes, naturais ou não da cidade/concelho mas a ela ligados e que tenham desempenhado, desempenhem ou se perspectivem como vindo a poder desempenhar papéis de relevo nas comunidades local, nacional ou/e internacional em qualquer área de actividade pretendendo o trabalho vir a assumir-se como um legado patrimonial.


CONVITE
Se o leitor conhece alguém que possa integrar este projecto ou com capacidade para desenvolver um trabalho fotográfico deste tipo com base nas linhas gerais aqui definidas, faça o favor de me contactar para podermos vir a apresentar à sociedade um corpo de trabalho abrangente e alargado de nível internacional. No entanto, a qualidade estética das imagens é um requisito essencial à prossecução dos objectivos deste projecto, sendo de aceitar variadas perspectivas estéticas.

Galeria dos participantes no projecto Cidadãos Notáveis aqui.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Consulta informal II

Desta vez foi-me perguntado como limpar o sensor da máquina.
Responderei como eu faço, sei e que posso recomendar embora possa não ser a melhor solução.
Para limpar o sensor da máquina há sempre a possibilidade de a mandar a uma loja de confiança e solicitar a tarefa. Sei por exemplo que a um cliente habitual de uma grande loja em Lisboa, lhe foram cobrados 30 € o que parece ser um excelente preço.

Eu próprio tive de recorrer a este tipo de serviço para limpeza do sensor da G9 e paguei 60 € pelo trabalho. É verdade que uma tarfea não se pode comparar com a outra. A G9 tem de ser aberta - entenda-se desmanchada parcialmente - enquanto na 5D ou noutra do mesmo género basta levantar o sensor e limpar.

Esta limpeza é normalmente feita com uma pequena bomba de ar e depois com uma pequena espátula almofadada e embebida em líquido de limpeza e que se arrasta suavemente sobre o sensor. Repete-se depois a operação com a espátula seca. Este líquido e as espátulas são concebidas para o efeito bem como o líquido que embebe o tecido das pontas.
Já fiz isto por diversas vezes. Não é difícil mas tem de ser feito com atenção, suavidade e calma.

As manchas que a fotografia mostra são facilmente removíveis com software adequado e na minha modesta opinião, eu deixava-as lá estar até a coisa se agravar e então sim, limpava. Assim, evitam-se limpezas repetidas e não se correm riscos repetidamente.

Acrescento que estas pequenas partículas de pó que entram na máquina e que se vão colar ao sensor resultam frequentemente das "bombagens" resultantes do uso da zoom e da mudança de objectiva quando se expõe o corpo da máquina ao ambiente.
Tratei a fotografia e enquadrei. Por acaso fi-lo de tal forma que nem apanhei as sujidades...



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Muito cá de casa / Luís Cardoso

Chega no dia 10 de Maio de 2013 a vez de Luís Cardoso integrar o projecto "Muito cá de casa - 2013"...
Apareça para ouvir o autor sobre o seu mais recente trabalho publicado "O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação".
A Doutora Luísa Tiago de Oliveira fará a apresentação da obra participando ainda a jornalista Maria Luísa Rodrigues e o grupo musical Quadrante.
Luís Cardoso

domingo, 5 de maio de 2013

Fotografias com história III

Hoje dia 5 de Maio de 2013, é o Dia da Mãe.
Hoje lembram-se todas as mães que há por esse Mundo fora mas eu lembro-me mais das mães que me estão próximas naturalmente, a minha própria mulher, a minha nora e é claro, a minha própria mãe.
A foto que aqui hoje fica - a minha nora com o Mr T - é uma homenagem simples às mães especialmente às que me estão mais próximas.
Esta imagem pertence ao projecto "Mulheres"

@ António Correia

sábado, 4 de maio de 2013

Muito cá de casa - 2013 - Fernando Rosas


Fernando Rosas, e Alberico Afonso animaram a anunciada sessão das conversas na  Casa da Cultura na noite do dia 3 de Maio de 2013.
Aquele fez uma exposição interessantíssima sobre Salazar e o seu envolvimento histórico como introdução ao livro "Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar".
Dentro do ambito do projecto "Muito cá de casa - 2013" tive oportunidade de fotografar o historiador mas como referi noutro post, não mostro as imagens captadas. Lá para o fim do ano logo se vê...
Se calhar até vou mudar de opinião e vou começando a mostrá-las...
@ António Correia

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fotografia com história II

Esta outra fotografia tem também a sua pequena história, muito mais recente do que a publicada anteriormente que era da minha querida avó por parte da minha mãe.
É uma fotografia do meu neto ao colo da avó num dia quente de Agosto de 2010. 
Hoje - 3 de Maio de 2013 - ele fez três anitos.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fotografia com história

Esta fotografia tem uma história com alguns anos já...
Tirei-a quando era jovem com a Rolleicord  que utilizava - e utilizo que ainda a tenho - filme 6 / 6 e que pertencia ao meu pai.
Lembro-me exactamente onde tirei esta foto e claramente da minha avó. Ela que era tão querida e amiga. Uma avó deixa - quase sempre - grandes recordações e esta deixou-me muitas e boas.
Foi ela que instituiu alguns carinhos que me acompanharam a meninice e que ainda param por aí no meu neto Mr T...
Ela é do tempo em que Setúbal era uma grande cidade com produção de conservas mas isso não quería dizer que a minha avó fosse abastada. Não, bem pelo contrário. Era uma mulher de uma família pobre mas disponível sempre para dar amor, carinho, paz em tempos difíceis.
Hoje era o seu aniversário. Dia 1 de Maio. O ano escapa-me...

@ Antonio Correia