Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Reparação mal feita

Verifiquei que a minha 24-70 tinha uma leve resistência quando rodava o anel do zoom e resolvi mandar repará-la. Lembrei-me de ir onde tinha comprado um punho para a 5D e onde tinha feito com sucesso a reparação de um flash que me caiu ao chão (!) um dia destes.
Estive na loja (Lisboa) para entregar a objectiva e aguardei uma semana pela reparação, se tanto. Recebi-a em casa em caixa de cartão com protecções de plástico, daqueles com bolhinhas.
Guardei a objectiva satisfeito.
Aí cometi logo um erro: devia ter experimentado imediatamente a lente. Não o fiz. E paguei caro o facto.
Recentemente tive oportunidade de fotografar mais um Cidadão Notável e lembrei-me de usar a 24-70 porque o espaço é um bocado curto e com esta objectiva tenho mais agilidade.
Qual não foi o meu espanto quando chego a casa e vejo as imagens todas desfocadas: a objectiva estava mal calibrada e o meu trabalho tinha ido para as urtigas.
Verifiquei tudo com atenção. Tinha a focagem automática ligada sim !
Mandei a objectiva novamente para Lisboa e aguardo-a amanhã, sexta-feira dia 29 de Agosto de 2013 que chegue em condições. Vou logo, logo experimentá-la e verificar se está capaz.
Fiquei chateado porque agora tenho de pedir à pessoa para repetir a sessão o que não me agrada, mas tem de ser.
-
Actualização
Não chegou na sexta-feira porque foi posta no correio na quinta - de acordo com o mail do reparador - e portanto, só chega na segunda-feira. Como nesse dia não vou estar em casa de manhã, terei de a ir buscar ao correio até às 18 horas.
Azar !

Actualização na 2.ª feira dia 2 de Setembro de 2013
Ah maravilha. Parece que agora sim isto está a funcionar bem.
Tive de a ir apanhar na estação dos correios mesmo entre as 18h e as 18h30m que era a hora em que as encomendam aí "recolhiam".
( Reparação BEM feita )

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Postais ilustrados I

Postais ilustrados é uma daqueles projectos que não tem fim. Vai andando andando, vou fazendo fotos por aí e quando gosto mesmo delas trato-as e publico-as despretenciosamente, sem ambições...
Esta é uma delas. Tratei-a com cuidado. É certo que levei algum tempo. Cerca de meia-hora mais ou menos que não contei os minutos.
Para outros projectos - especialmente os que são a preto e branco - aí sim, tenho grandes ambições. Mas isso é outra conversa...

sábado, 17 de agosto de 2013

Ir ao cofre

Ir ao cofre ou ao baú se quisermos, é um termo brincalhão que usamos no nosso pequeno grupo de fotografia para ir recuperar imagens que se encontram como que perdidas guardadas no arquivo.
De facto, existe sempre uma quantidade apreciável de imagens que por lá andam e que no momento, consideramos não terem importancia ou interesse. Com o tempo, a nossa apreciação vai mudando e acabamos por vezes por ver coisas que antes nos passavam despercebidas e que agora ou algum tempo depois, são olhadas de forma diferente revelando novos interesses e perspectivas.
Esta imagem que publico hoje tem já algum tempo não muito, mas o suficiente para ser repescada e enquadrada no projecto Trabalho que venho a desenvolver de há uns anos para cá.

@ António Correia

domingo, 11 de agosto de 2013

Muito cá de casa - 2013 - Flávio Andrade


Ontem foi dia de captar mais uma pessoa para o trabalho referido no título.
Foi a vez de Flávio Andrade um fotografo com formação e vasco curriculo na área que expõe regularmente.
A exposição patente ao público na Casa da Cultura de Setúbal (encerrada às 2.as feiras) até 12 de Setembro integra excelentes imagens subordinadas ao tema "Refresco".
A visitar.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ainda o projecto Erode

Desta eu gosto muito. Está agressiva como o são as mudanças climáticas globais cujo impacto de faz sentir por todo o Mundo de uma forma maior ou menor.
Nestas zonas do Mundo (sopés dos Himalaias) essas alterações revestem uma forma particularmente importante pela maneira como afectam a vida das pessoas mudando-lhes os hábitos e os costumes.

As recentes inundações na India são reflexo disso. Nós por cá notamos que as estações chegam mais cedo ou mais tarde e isso tem relativa importancia mas noutros locais do Mundo é muito diferente e reveste uma importancia vital.
Estas são as linhas mestras deste projecto fotográfico.
Clicar na imagem leva-o para mais imagens do projecto.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Erode

Acabei de lançar mais um projecto cujas imagens foram captadas recentemente de uma forma propositada. Os pensamentos estão cá mas falta agora escrever umas linhas sobre o assunto.

Imagino que não será do agrado de toda a gente ou seja, apenas alguns gostarão disto. Mas eu arrisco ! E porque não ? E vai haver mais ...