Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Galeria Aberta - Associação dedicada a apoiar o Artista e as Artes

Quando tive conhecimento da iniciativa conjunta ARTISET / Galeria Aberta relativamente ao 1.º Salão Internacional de Arte de Bolso decidi fazer-me sócio da última participar no referido evento pois as linhas orientadoras definidas nos estatutos parecem correctas.
Fiz o pagamento via net mas mais tarde tive conhecimento que a Galeria Aberta não incorpora fotografos (!) pelo que solicitei a devolução do pagamento.
Os responsáveis pela Galeria devolveram-me o dinheiro o que eu achei uma atitude muito correcta e que agradeci. Gosto de gente honesta.

Projecto "Montanhas distantes"

Antes mesmo de visitar a remota região de Jammu e Kashmir no norte da Índia pareceu-me interessante desenvolver um projecto fotográfico onde mostrasse o ambiente e a grandiosidade das montanhas por onde a estrada serpenteasse no sopé dos Himalaias.
Durante meses tenho revisto este projecto buscando a maneira mais interessante de o apresentar. Progrido lentamente não estando ainda o projecto nem acabado nem publicado.
Esta imagem não é mais do que uma breve amostragem.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projecto "Trabalho / Work"

Por presunção (lá diz o ditado popular "Presunção e água benta cada um toma a que quer"), nos meus projectos vem sempre a designação em Português e em Inglês. É uma mania que me deu como outra qualquer.
Tive hoje oportunidade de fotografar o Sr. Joaquim que é mecanico e serralheiro, com pouco trabalho evidentemente nestes tempos de crise.
Fiz algumas fotos com flash que resultaram bem mas esta foi apenas com a luz natural que vinha da rua pela grande porta de entrada neste dia cinzento de 18 de Outubro de 2013.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Novos desenvolvimentos do "Há sempre uma primeira vez"

Enviei o post "Há sempre uma primeira vez" de vida curta, para os draft.
Que aí descanse em paz !

Há sempre uma primeira vez...

Até agora nunca me tinha acontecido ou pelo menos é a primeira vez que sei que está a acontecer. Deixem-me explicar.

Como saberão desenvolvo um projecto que envolve pessoas de Setúbal ou ligadas à cidade e que são notáveis, de acordo com os critérios que defini aqui.
Vou recolhendo aqui e ali, contactos de pessoas que julgo poderem integrar o projecto. Não me interessam pessoas que tenham sido Arquitectos durante 32 anos como eu próprio, mas sim pessoas relevantes nas áreas da cultura, da literatura, das artes... e não só.
Cheguei ao contacto através do Gonçalo Lourenço com o Rui Ventura, actual Presidente da APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing) , com presença no Facebook e convidei-o para uma sessão de retratos.
Lá fui muito contente para mais um retrato do projecto Cidadãos Notáveis. Quando ele chegou, vinha com a esposa e uma criança de 2 anos que a seu pedido e também por prazer, fotografei.

Enfim... abreviemos. Fotografei o jovem, tratei as fotos e enviei-lhas, tendo recebido o CV que me pareceu não se ajustar ao critério que defini.
Tive a amabilidade de lhe mandar as imagens (dele e da esposa com a criança) repito e escrevi um mail em que justificava as razões que impediam a sua integração no projecto em causa.
Vejo agora com espanto que o jovem Rui Ventura, nas calmas e sem uma referência que seja, usa a fotografia que lhe ofereci e enviei para divulgar a sua imagem de executivo perfilado.
Fico triste. Não vou fazer nada. Mas uma pessoa destas é Presidente de uma instituição ? Que raio...

Por outro lado fico satisfeito. O jovem Rui Ventura gostou da foto. Até gostou tanto que a divulga por aí. E isso, já não é muito fixe ?

Picar em cada imagem ou usar o link por baixo abre uma nova janela que o leva para o site referido.






segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Muito cá de casa - 2013 - Rita Melo

Tive oportunidade de - e sempre dentro do ambito do projecto "Muito cá de casa" - fotografar a Rita Melo na Casa da Cultura de Setúbal.
Esta pintora portuense com representação internacional e a residir em Setúbal desenvolve aqui a sua actividade artística privada. Dá também aulas a crianças ensinando a ver para desenvolvimento dos aspectos criativos com resultados espantosos.
Na exposição além de trabalhos seus há ainda outros feitos por crianças, todos de espantosa qualidade.

Como habitualmente usei neste retrato um flash fora da máquina e uma objectiva de grande milimetragem.
@ António Correia