Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Nova área de trabalho

Na sequência do projecto "Muito cá de casa" que se desenvolve desde há algum tempo tive oportunidade de fotografar a Sr.ª Dr.ª Rosário Alçada Araújo.
Foi a primeira vez desde que mudei de "estúdio" mas verifiquei que o resultado foi claramente superior pois as dimensões da sala são mais favoráveis permitindo maior liberdade de movimentos e disposições.
De facto, há males que vêem por bem. Grande sorte a minha.
Aqui cuidei 
com bastante atenção dos dois flashes com um deles inserido numa sombrinha e o outro contra uma parede. O fundo era - e vai continuar a ser - uma magnífica flanela preta que, combinada com uma sincronização rápida do flash (HSS), irá permitir um fundo bem escurinho de agora em diante.
Como a área de trabalho disponível é generosa, a máquina ficou num tripé o que facilitou imenso o trabalho.

domingo, 9 de março de 2014

A minha quinta

A actividade da fotografia como qualquer outra, implica uma insersão social, uma cooperação de outros membros, organizações, boas vontades...
Às vezes acontece que a gente até se habitua a uma coisa e quando leva uma patada até fica zonzo.

Foi o que me aconteceu outro dia quando tentei fazer uma fotografia no sítio do costume: recusaram-me o acesso por causa das regras em vigor e mais não sei o quê.
O mais interessante é que as mesmas razões foram invocadas anteriormente noutro caso parecido. Pelo menos são coerentes. Ainda bem. Ao menos isso. Valha-nos deus ou o diabo que eu já não sei qual é o melhor.

Mas o Português é um bicho tramado e tratou logo de arranjar uma alternativa. E não é que até arranjou logo, logo ?

Infelizmente as condições não eram as melhores e as circunstancias levaram a que saísse um retrato com qualidade inferior ao que seria desejável. Pode ser que haja aí adiante uma oportunidade de o repetir. Veremos...

quarta-feira, 5 de março de 2014

Cidadãos IX - Gonçalo Lourenço | segunda versão

O retrato que tirei a Gonçalo Lourenço foi actualizado no curriculum já há algum tempo mas agora foi no texto que fiz alteração porque este jovem acabou o seu Doutoramento em Choral Conducting pela Universidade de Indiana nos EUA.
Parabens ! Saúde lá pelos US !
Esta qualificação torna o meu projecto fotográfico mais interessante e atractivo. Dá-lhe valor !