Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

LensWork e Michael Richmann

A LensWork que assino há anos, lançou há algum tempo uma outra publicação dedicada a mostrar trabalhos de conceituados autores de fotografia.
O último número é dedicado a Michael Reichmann criador e impulsionador de Luminous Landscape um conceituado e requintado site sobre fotografia que apoia também um excelente forum.
Estive hoje a dar uma olhadela à publicação e fiquei fascinado com a qualidade das imagens e da apresentação.
Ver boa fotografia é essencial para a fazer.
Link para a publicação

sábado, 28 de junho de 2014

Muito cá de casa - Sérgio Godinho

No ambito do "Muito cá de casa" tive oportunidade desta vez de fotografar este cantor após uma conversa interessante sobre a publicação de um livro.
A publicação pertenceu à Abysmo do editor João Paulo Cotrim, entretanto já fotografado no ambito deste projecto fotográfico.
Sempre com o flash que o Carlos Santos fez o favor de me emprestar e a quem volto a agradecer a confiança depositada. 
Picar para ver na galeria, sff

terça-feira, 24 de junho de 2014

Gente cá da terra - Maurício Abreu

Foi graças ao Carlos Santos - companheiro das lides fotográficas que fez o favor de me emprestar um flash - que tenho conseguido fotografar dentro do ambito dos meus projectos. Obrigado Carlos Santos !
O meu flash caiu ao chão um dia destes e foi reparado mas parece que menos bem e teve de ir a outro hospital - ao da marca - de onde certamente virá com a saúde restabelecida.
Hoje fotografei para o "Gente cá da terra".
Maurício Abreu é bem conhecido de todos a nível nacional e internacional. Falta o curriculum para completar a imagem mas ele está a chegar por aí um dia destes. Para já para já, fica a imagem.
Para a galeria

terça-feira, 17 de junho de 2014

Muito cá de casa - Sérgio Gonçalves do Cabo

No ambito do "Muito cá de casa" fotografei Sérgio Gonçalves do Cabo no mesmo dia em que captei Viriato Soromenho-Marques.

Galeria Muito cá de casa

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Muito cá de casa - Viriato Soromenho-Marques

As imagens do "Muito cá de casa" e do "Gente cá da terra" não podiam ou talvez, não deviam ser as mesmas. Pelo menos foi assim que eu desejei fazer e até porque os tratamentos têem uma pequena variação e porque ainda há que manter a coerência do projecto na sua globalidade.
Por isso, avanço com esta para o primeiro projecto fotográfico acima referido.

Galeria

Gente cá da terra - Viriato Soromenho-Marques

A fotografia que se encontrava na minha galeria de imagens "Gente cá da terra" não estava bem feita. Havia nela um pequeno desfoque resultado da má reparação da objectiva e do qual só me apercebi em casa ao vê-la no computador, em grande...
Surgiu agora, no ambito do "Muito cá de casa" a oportunidade de fotografar novamente este homem. Procedi ao tratamento da fotografia captada agora com tudo afinadinho.


Galeria de Gente cá da terra

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Gente cá da terra - Francisco Ferreira

Pela tarde do dia 11 de Junho de 2014 tive o privilégio de fotografar mais uma pessoa para o meu projecto "Gente cá da terra".
Francisco Ferreira prestou-se amavelmente para posar para mim no ambito deste projecto fotográfico e a quem presto também aqui os meus agradecimentos.
Fiquei obviamente muito satisfeito por poder engrossar a minha galeria com mais uma pessoa cuja visibilidade nacional e internacional é inquestionável.
Aguardo o CV para finalizar este trabalho.
Veja o "Gente cá da terra" no site e avalie a quantidade de gente cá da terra que por lá se encontra. Apenas 11 por enquanto, é verdade. Mas em breve vão estar presentes duas outras pessoas que já se disponibilizaram para colaborar neste projecto sem fim à vista.
Isto vai devagar... mas vai !
Ainda não tenho o CV mas está a chegar...

http://www.antoniocorreia.com/Black-and-White/Gente-c%C3%A1-da-terra/

domingo, 8 de junho de 2014

Flash e luz ambiente

Após meia dúzia de tentativas, consegui diminuir a luz diurna ambiente usando simultaneamente o flash fazendo-o ressaltar e obter esta imagem da qual gosto bastante e que se insere numa segunda fase do projecto "Trabalho" ao qual eu - pomposamente - chamo "Work II".
O "Work" foi todo a preto e branco mas agora passei a usar um tom acastanhado do qual gosto muito e que resulta muito bem quando impresso co conjunto papel / impressora do costume. E tudo "home made" !
O projecto está sempre presente na minha mente vá para onde fôr e esta foto - utilizando desta maneira o flash - veio na sequência de uma conversa que se travou no ambito dos encontros mensais de fotografia na Casa da Cultura. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Devoto

Hoje deu-me para colocar aqui um retrato de um religioso no acto de se benzer diante de imagens que lhe são queridas.
Uma foto simples captada num instante como são todas...
Não pertence a nenhum projecto nem presente nem futuro. 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gente cá da terra - Eugénio Fonseca, uma referência nacional

Talvez demasiado lentamente vou fotografando pessoas dentro do ambito do projecto "Gente cá da terra". Umas vezes por culpa minha que fico parado à espera nem sei de quê, outras vezes porque é difícil apanhar as pessoas disponíveis, marcar o dia, a hora, ter tudo montado...
Sinto-me um pouco constrangido em fazer esperar as pessoas quando as estou a fotografar e por isso, tento ser rápido. É algo que tenho de corrigir a bem da qualidade do trabalho final.
A minha última actualização é Eugénio Fonseca - uma referência nacional - que fez o favor de me enviar o CV e que publico aqui.
Mas há sempre uma coizinha ou outra que me desagrada na imagem que capto e trato. Repetir ? Difícil. Mas com um pouco de sorte e trabalho...
Link para o projecto

domingo, 1 de junho de 2014

Publicação em revista virtual

A revista virtual Neo-Zelandeza de fotografia f11 escolheu algumas imagens minhas para a publicação numero 33.
Estas publicações provocam em mim uma sensação agradável de algum reconhecimento internacional. Para aceder ao conteúdo da revista bastará picar aqui, na própria imagem abaixo ou através do site f11.
Vale a pena subscrever esta revista virtual gratuita.
https://drive.google.com/file/d/0B8Gev7t1_JEoOVF6UndSR1JfdWc/edit?usp=sharing