Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Imagens isoladas e contextualizadas

Um dia destes fui ver o trabalho da artista Danae Stratou e fiquei impressionado com alguns trabalhos não só pela dimensão, mas também pelo alcance e significado.
De início, não achei muita piada ao video "It's Time To Open The Black Boxes ! " mas depois curioso, fui ler o texto da descrição do trabalho cuja autoria pertence a Yanis Varoufakis.
Aí, não pude deixar de ver o video novamente e apreciar então a qualidade desta instalação, o seu alcance e a criatividade demonstrada pela artista e pelo marido.
Tudo isto a propósito de uma foto de generosas dimensões que vi hoje e que me pareceu com pouco sentido pela forma como é mostrada/exposta.
De facto, a imagem - colocada num lugar estratégico - faz o visitante perguntar-se sobre o seu significado. Não soubesse eu alguma coisa sobre essa imagem e a sua integração num conjunto de outras ausentes e o significado perder-se-ia por completo.
Será essa a idéia com que ficam as pessoas que para ela olham ?
Julgo que algumas imagens têem de ser contextualizadas só podendo ser convenientemente apreciadas quando inseridas num conjunto mais coerente mais ou menos vasto e de preferência, acompanhadas de um pequeno texto explicativo.
Haverá outras certamente, que vivem por si próprias não necessitando de apoios de textos ou explicações complementares.
Pique para ver as instalações da artista

Sem comentários:

Enviar um comentário