Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Imagens isoladas e contextualizadas

Um dia destes fui ver o trabalho da artista Danae Stratou e fiquei impressionado com alguns trabalhos não só pela dimensão, mas também pelo alcance e significado.
De início, não achei muita piada ao video "It's Time To Open The Black Boxes ! " mas depois curioso, fui ler o texto da descrição do trabalho cuja autoria pertence a Yanis Varoufakis.
Aí, não pude deixar de ver o video novamente e apreciar então a qualidade desta instalação, o seu alcance e a criatividade demonstrada pela artista e pelo marido.
Tudo isto a propósito de uma foto de generosas dimensões que vi hoje e que me pareceu com pouco sentido pela forma como é mostrada/exposta.
De facto, a imagem - colocada num lugar estratégico - faz o visitante perguntar-se sobre o seu significado. Não soubesse eu alguma coisa sobre essa imagem e a sua integração num conjunto de outras ausentes e o significado perder-se-ia por completo.
Será essa a idéia com que ficam as pessoas que para ela olham ?
Julgo que algumas imagens têem de ser contextualizadas só podendo ser convenientemente apreciadas quando inseridas num conjunto mais coerente mais ou menos vasto e de preferência, acompanhadas de um pequeno texto explicativo.
Haverá outras certamente, que vivem por si próprias não necessitando de apoios de textos ou explicações complementares.
Pique para ver as instalações da artista

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Fotografia de uma pintura

Há dias fotografei uma pintura do meu trisavô António Maria Eusébio.
De início tive algumas dificuldades com os reflexos mas o resultado final foi razoável.
www.antoniocorreia.com

sábado, 14 de fevereiro de 2015

LensWork e Facebook

Passavam alguns minutos do dia seguinte ao que falei  no Museu de Arqueologia de Setúbal - 13 de Fevereiro de 2015 - quando cheguei a casa e fui ver o mail. Tinha uma surpresa agradável.
LensWork - a publicação Norte Americana que publicou fotos minhas no número 110 - tinha pedido no Facebook uma imagem aos seus assinantes com determinadas dimensões e que pudesse vir a servir como cabeçalho naquela rede social.
A única imagem que enviei foi aceite e é agora usada.
https://www.facebook.com/pages/LensWork/229418633789933?fref=ts

Projectos fotográficos - Palestra / conferência

Ontem - dia 13 de Fevereiro de 2015 - realizou-se o encontro (se calhar é mesmo um encontro e não uma palestra ou conferência como em título) sobre fotografia aqui referido anteriormente, que teve uma interessada e qualificada audiência, a quem aqui e agora publicamente agradeço a participação.
O evento foi sobejamente anunciado por mim próprio e por outros com muita aceitação desde o Facebook à LASA passando pelo Google+...
Do grupo de fotografia que dinamizo na ARTISET estiveram quatro pessoas se a memória não me falha: o incansável José Rasquinho, o simpatiquíssimo Acácio Malhador, o discreto e belíssimo fotografo Eugénio Buchinho e o dedicado Carlos Santana que me vai facultar uma imagem que colocarei aqui mais tarde. Pensava eu na minha velha inocência, que a grande maioria do grupinho iria aparecer mas enganei-me.
E enganei-me também quando verifiquei a ausência de outras pessoas que desejava tivessem aparecido.
Ou talvez o que faço seja irrelevante ou quase. Não suscite interesse... Sei lá !...
E porque haveriam as pessoas de ir afinal ? Realmente pensando bem... eu sou alguma coisa de importante em Setúbal ou noutro lado qualquer ? Bah !
-
Duas fotos do evento que agradeço ao Carlos Santana.